Sabedoria na união do corpo de Cristo

30/09/2021

Hoje, vou falar sobre a união dentro das igrejas. No entanto, tudo o que for escrito aqui servirá para qualquer relacionamento, seja casamento, amigos, pai e filho, sogra, liderança e liderado, entre outros.

Meu texto de hoje baseia-se na história e no livro do profeta Daniel.

Em Daniel 1:8, ele "propôs em seu coração" se abster da comida dada pelo rei. Sabemos que a carne de porco e de cavalo naquele tempo eram proibidas ao povo de Deus, e o vinho era oferecido aos deuses pagãos. Foi uma sábia decisão de Daniel se abster daquilo que não lhe convém.

Como diz o versículo citado acima, foi algo que ele sentiu (para ele apenas). No entanto, vemos que em Daniel 1:16: (o vinho que eles deveriam beber e deu-lhes legumes) está no plural. Encontramos então, as duas primeiras lições:

1 - Daniel COMPARTILHOU algo genuíno que Deus colocou em seu coração;

O que é muito importante, pois vemos com frequência frases como: "Deus entregou esta missão a mim"; "É algo que Deus disse para eu fazer"; "Isto é entre mim e Deus". 

Daniel fez diferente, compartilhou o que Deus disse ao seu coração com seus amigos. Para que juntos, honrassem a Deus com aquele ato.

Todos foram beneficiados no final e ele não teve que suportar o processo sozinho.

2 - Seus companheiros ABRAÇARAM a causa;


Receber um abraço de um amigo é bom, mas quando alguém abraça a sua causa, é maravilhoso!

Muitas vezes, temos sonhos e projetos incríveis que podem melhorar e beneficiar muito a nossa igreja local. Mesmo cheios de entusiasmo para colocá-los em prática, enfrentamos desânimo quando ninguém se envolve com a nossa causa, resultando na estagnação do crescimento da igreja de acordo com o propósito de Deus em nossos corações. Isso é lamentável, certo? Então, comece a apoiar as causas dos outros, e Deus providenciará pessoas que também apoiarão as suas causas.

Já em Daniel 2:17, diz que: "Ele foi para a sua casa e fez o assunto conhecido a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros". Neste versículo, podemos tirar mais duas lições:

3 - Daniel compartilhou suas lutas com PESSOAS DE CONFIANÇA;

Se todos nós aprendêssemos a compartilhar nossas lutas, dores, pecados com mais frequência e com as pessoas certas, não teríamos tantos psicólogos, doenças psicossomáticas e remédios para acalmar e até dormir.

Veja que ele compartilhou com pessoas de CONFIANÇA. Muitas pessoas hoje em dia deixam de compartilhar porque, alguma vez em sua vida, compartilharam e foram alvo de críticas, fofocas, zombarias, entre outros.

Daniel compartilhou com as pessoas certas.

Então a lição seria: Não deixe de compartilhar. Porém compartilhe com as pessoas certas.

Infelizmente, nas igrejas e às vezes até na liderança, não encontramos essa pessoa. Hoje, na autoridade do nome do Senhor Jesus, eu declaro que você encontrará alguém para compartilhar. Declaro verdadeiros amigos sobre a sua vida. Amém?

4 - Seus companheiros INTERCEDERAM por Daniel;

Em Daniel 1:18, o profeta pediu que seus amigos "desejassem as misericórdias de Deus". E eles oraram por Daniel.

Sabemos que quem descobrisse o segredo teria muitas honras prometidas pelo rei Nabucodonozor. Hoje, nas igrejas, muitos iriam "brigar" para ter este segredo primeiro. E talvez perderem o real foco, que era salvar suas vidas da matança de todos os sábios.

Mas eles eram sábios, então decidiram orar de acordo com o pedido de Daniel.

A igreja nunca prospera quando pensamos apenas em nós mesmos. Interceda pelo seu irmão para que Deus o use grandemente, e um dia chegará a sua vez, e você terá intercessores a seu favor.

5 - HONRA como estilo de vida.

Deixei por último porque, para mim, esta é a chave para um relacionamento dar certo: a cultura de honra.

Em Daniel 2:49 diz: "Daniel pediu ao rei que estabelecesse seus companheiros sobre os negócios da província da Babilônia".

Daniel honrou seus amigos quando conquistou a vitória. Se você observar todo o livro, verá que os quatro sábios honraram a Deus e ao próximo o tempo todo. Por isso, chegaram onde chegaram.

Ninguém chega a lugar algum querendo a glória apenas para si. A glória é do Senhor! Devemos honrá-Lo e honrar nossos irmãos, e a glória do Senhor se manifestará.

Sabemos que Satanás tem inúmeras estratégias para derrubar a igreja, mas a desunião do corpo de Cristo é sua principal arma para atrasar o GOVERNO de DEUS à terra.

E sabe por que Daniel, Hananias, Misael e Azarias sabiam fazer isso com perfeição?

Porque eles eram SÁBIOS! (Daniel 1:4).